10 de novembro de 2015

Atividade de Dualidade Onda-Partícula

Esta atividade foi aplicada no IFRJ, Campus Nilópolis, em 2015, em turmas do 4º período, correspondente ao 2º ano do Ensino Médio. Foi elaborada pelo licenciando William Vita, sob a supervisão do professor Almir Guedes e orientada pelo professor Vitorvani Soares.

A aplicação da atividade foi feita pelos cinco licenciandos atuantes no IFRJ (David, Tarcísio, Lucas, Diego e William) e pelo professor Almir Guedes. O roteiro de aplicação é dividido em 4 atividades.
  • A primeira atividade chamada "A Luz como Onda" tem como objetivo demonstrar por meio da difração da luz o comportamento ondulatório da mesma.
  • A segunda atividade chamada "Efeito Fotoelétrico e a Luz como Partícula" utiliza um simulador do PhET, com link disponivel no roteiro abaixo, para realizar a experiência do "Efeito Fotoelétrico" e demonstrar por meio da mesma o comportamento corpuscular da luz.
  • A terceira atividade chamada "O LED e o Efeito Fotoelétrico" tem como objetivo demonstrar o efeito fotoelétrico por meio de LED's conectados a um protoboard.
O roteiro completo pode ser visto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário