9 de novembro de 2015

Atividade de Ilusões de Óptica

Esta atividade foi aplicada no IFRJ, Campus Nilópolis, em 2015, em turmas do 4º período, correspondente ao 2º ano do Ensino Médio. Foi elaborada pelo licenciando David Henrique, sob a supervisão do professor Almir Guedes e orientada pelo professor Vitorvani Soares.

A aplicação da atividade foi feita pelos cinco licenciandos atuantes no IFRJ (David, Tarcísio, Lucas, Diego e William) e pelo professor Almir Guedes. O roteiro de aplicação é dividido em 5 atividades. 

  • A primeira atividade chamada "Imagens Anamórficas", traz conceitos sobre reflexão da luz e formação de imagens em espelhos não-planos.   
  • A segunda atividade chamada "Formação de Imagem 3D", discute formação de imagens reais em uma associação de espelhos côncavos. 
  • A terceira atividade chamada "Cofre Cúbico", trata de reflexão em espelhos planos e explora a formação de imagens virtuais.
  • A quarta atividade chamada "Miragens", aborda o fenômeno de refração da luz, como as miragens são interpretadas em filmes ou desenhos e como esse fenômeno acontece no mundo real.
  • A quinta e ultima atividade chamada "Copo Invísivel", aborda a refração da luz e discute qual explicação é a correta para explicar esta ilusão.

O roteiro completo está disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário