Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II, Campus de São Cristóvão III, no ano de 2016 em turmas de segunda sério do Ensino Médio que tinham alunos cegos. Elaborada pelos licenciandos Felipe Correia e Aline Pimentel, com a supervisão do Professor Sandro Fernandes e com a orientação da Deise Miranda.
Devido
a constatação da falta de material para que os professores possam transpor os
conceitos necessários ao ensino da Física aos alunos deficientes visuais de
forma inclusiva, nosso grupo se deparou com o desafio de planejar atividades
para esses alunos em que
eles pudessem
participar de forma mais ativa e não como meros ouvintes, enquanto o restante
do grupo resolvia as
questões propostas. Foi
elaborado uma adaptação a um roteiro
sobre gráficos já pronto, (disponível em: https://goo.gl/sDQIpB) onde as questões passaram a ser tateáveis aos alunos
cegos, permitindo-lhes uma interação maior com a atividade.
Na primeira parte da atividade, foram apresentados
diferentes tipos de gráficos e duas questões que utilizavam os tipos de
gráficos apresentados. Utilizando materiais como: barbante, cola quente
cartolinas e papéis de texturas diferentes e com o auxílio do NAPNE (Núcleo de
Apoio ao Portador de Necessidades Específicas) do Colégio Pedro II, que
imprimiu as legendas necessárias em braile, transformamos as questões nos
seguintes materiais adaptados:
|
Questão 1 e sua adaptação |
|
Questão 2 e sua adaptação |
|
Alunos interagindo com o material adaptado |
Na segunda parte da atividade, apresentamos uma
situação problema em que os alunos deveriam montar os gráficos posição x tempo
e velocidade x tempo da problematização em questão(para mais detalhes, olhar o Roteiro de Gráficos). Com o auxílio de um material disponibilizado
pelo NAPNE chamado de tábua de geoplano, os alunos puderam montar os gráficos e
ainda perceber como as funções se comportam em cada tipo de movimento que já
havia sido estudado:
|
Montagem de um gráfico sxt feita pelos alunos |
|
Alunos montando os gráficos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário