A atividade foi elaborada de modo a utilizar os pré-conceitos de período, frequência e velocidade de situações vividas no dia a dia e conciliar com os conceitos físicos a serem abordados durante e posteriormente à atividade. Para melhor aproveitamento, então, a atividade foi dividida em três partes:
Licenciandos e Professor responsáveis pela atividade |
- Roteiro com perguntas que relacionassem período, frequência e pequenas situações onde a cinemática angular está presente no cotidiano do aluno; (feito em um tempo de aula)
- Uma "roda-viva" na quadra do colégio, fazendo-os perceber com o raio e a velocidade linear se relacionam; (feito em dois tempo de aula)
- Utilização de fotos e vídeos, selecionados da segunda parte da atividade, de modo a proporcionar uma discussão mais detalhada dos conceitos físicos presentes (feito em um tempo de aula)
Roteiro da primeira parte da atividade: https://goo.gl/1Rtbcs
"Roda Viva" |
Utilizamos câmeras em quatro diferentes posições para poder comparar as imagens a serem vistas. Os vídeos feitos durante a atividade se encontram em: https://goo.gl/9yvpKz
Também foi pedido aos alunos que medissem o raio dos integrantes da roda de modo a calcular as velocidade:
Roteiro para a segunda parte da atividade: https://goo.gl/sh9IzF
Alunos medindo o raio da "roda Viva" |
Posteriormente, foi feita uma discussão com os alunos de modo a comparar e nomear os fenômenos apresentados na atividade:
A apresentação utilizada para essa etapa: https://goo.gl/NPd47j
Discussão feita com os alunos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário