11 de abril de 2019

Atividade de Mecânica: Resultante Centrípeta

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II, Campus de São Cristóvão III, no ano de 2018, em duas turmas de segundo ano do ensino médio. Ela foi elaborada pelos licenciandos Carolina Ferretti e Daniel Aragão, com a supervisão do professor Sandro Fernandes e com a orientação dos professores Deise Miranda e Vitorvani Soares.

A atividade está relacionada com as leis de Newton. Seu objetivo é que os alunos reconheçam a existência de uma força resultante não nula atuando sobre qualquer objeto, quando este está em movimento circular, sendo representada por um vetor cuja direção aponta para o centro da curva.

Na primeira parte da atividade temos uma força de tensão de um fio atuando sobre uma pequena esfera. Na segunda parte temos a força de atrito atuando sobre uma moeda, que está sobre um disco em rotação. Na terceira parte temos a força gravitacional, atividade na qual os alunos deviam refletir sobre as forças que atuam em nossos corpos e avaliar nosso movimento de rotação na superfície do planeta.

Consideramos a atividade de fácil elaboração cujo foco está no assunto de resultante centrípeta, mas que também trabalha conceitos importantes da cinemática, podendo ser aplicada com qualquer aluno de ensino fundamental e médio.

Roteiro da atividade


Seguem algumas fotos da atividade:



Nenhum comentário:

Postar um comentário