16 de dezembro de 2019

Roteiro de Eletrodinâmica aplicado no CP2

    O roteiro de .

Eletrodinâmica foi feito pelos monitores Carolina de Paula e Altielly Lira, com a supervisão do Professor Vitor Cossich e a colaboração dos coordenadores do projeto, Vitorvani Soares e Deise Miranda Vianna. Ele foi aplicado no colégio Pedro Segundo, em uma turma de terceiro ano.
     As atividades desenvolvidas exploraram a primeira a Primeira Lei de Ohm e a Segunda Lei de Ohm. Os alunos deviam identificar as relações de D.D.P. e intensidade de corrente, utilizando o multímetro e os equipamentos do laboratório de Física. Na segunda parte do trabalho, os alunos mediram as resistências de fios de mesmo material e diâmetros diferentes, assim como também de um segundo tipo de material. Através dos dados obtidos podiam estabelecer e conferir as relações das diferentes grandezas (comprimento, área, resistência e resistividade) que foram estabelecidas pela Segunda Lei de Ohm

https://drive.google.com/file/d/1XdV163bWVHFPESMBkj9vZp3tdSC8UHxR/view?usp=sharing

Roteiro de Ondulatória aplicado no CP2


O roteiro de Ondulatória foi feito pelas equipes do professor Sandro Fernandes e do professor Vitor Cossich, em colaboração com os coordenadores do projeto, Vitorvani Soares e Deise Miranda Vianna. Esse trabalho foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio, do Colégio Pedro Segundo.
     O roteiro possui foi dividido em seis partes,a primeira explorava o tema da difração, a segunda estava relacionada ao pêndulo, atividade na qual exploramos o conceito de período. A terceira era sobre o transporte de onda em um fio, que está relacionada à fórmula de Taylor, a quarta atividade consistia em identificar as características de determinadas ondas produzidas em uma mola, a quinta atividade foi sobre a onda sonora e por fim, a última atividade foi relacionada à ondas estacionárias, cujo objetivo era trabalhar conceitos como harmônico, nó, comprimento de onda e suas relações.

  


15 de dezembro de 2019

Roteiro de Quantidade de Movimento e Impulso aplicado no CP2

 O roteiro de Quantidade de Movimento e Impulso foi feito pelos monitores Carolina de Paula e Altielly Lira, com a supervisão do Professor Vitor Cossich e a colaboração dos coordenadores do projeto, Vitorvani Soares e Deise Miranda Vianna.
     Ele foi aplicado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no Colégio Pedro Segundo. O roteiro foi divido em duas partes, a primeira explora o assunto através de uma lata cujo interior possui um pequeno objeto preso a ela por elásticos, tal abordagem foi feita de forma matemática. Na segunda parte da atividade, temos um balão que deverá se mover preso em um canudo, entre as extremidades de uma linha, cujas questões feitas abordam a conservação da quantidade de movimento. 

28 de novembro de 2019

PIBID no Colégio Notre Dame

  Alunos de Licenciatura em Física da UFRJ por meio do PIBID ,foram fazer uma visita ao Colégio Notre Dame ,e apresentaram uma série de experimentos físicos para alunos do fundamental e do ensino médio.O objetivo foi mostrar a física na prática para os alunos,de forma interessante e descontraída,com desafios e muito conhecimento físico.
   







11 de abril de 2019

Atividade de Ondulatória: Qualidades Fisiológicas do Som

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II, Campus de São Cristóvão III, no ano de 2018, com três turmas de terceiro ano. A atividade foi elaborada pelos licenciandos Humberto de Carvalho, Lucas Delate e Pedro Virgilio, com a supervisão do professor Sandro Fernandes e com a orientação dos professores Deise Miranda e Vitorvani Soares.

A motivação inicial é de que os alunos consigam diferenciar altura, timbre e intensidade sonora.
O roteiro proposto se divide em três partes e contêm três experiências, uma para cada qualidade fisiológica do som.
Na primeira parte, sobre o timbre, é necessário alguns objetos que emitam sons característicos ao se chocarem com o solo.
Na segunda parte, sobre a frequência, é utilizada a "Harpinha Pibidiana". Construída a partir de um pedaço de tábua e utilizando pregos, pitões e um pedaço de náilon para confeccionar as cordas de diferentes comprimentos.
Na terceira parte, sobre a amplitude, os alunos utilizam o "TSVO" (Tubo Sonoro para Visualização de Ondas), que é composto por uma lata de milho/ervilha sem tampa e sem fundo, uma bexiga de festa numa extremidade, um pedaço de CD colado na bexiga, um laser apontado para o CD e um anteparo.


O roteiro da atividade está disponível aqui.
Abaixo um vídeo com alguns registros da atividade.




Atividade de Cinemática Angular: Transmissão de Movimento

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II, Campus de São Cristóvão III, no ano de 2018 com turmas do segundo ano do ensino médio. Ela foi elaborada pelos licenciandos Alexia Vilar, Arthur Martins, Douglas Ferreira, Hozana Antonelli, Laís Duarte, Mariana Almeida, Pablo Salles, Rodrigo César, Sarah Bessa, Sérgio Alves e Yasmim Alves, com a supervisão do professor Vitor Cossich e com a orientação dos professores Deise Miranda e Vitorvani Soares.

A atividade consiste num experimento com dois discos, de diâmetros diferentes, ligados por uma correia. A proposta é que os alunos observem a diferença no número de voltas, na velocidade angular e linear, no período e na frequência de cada disco e tirem algumas conclusões sobre isso.

Roteiro da atividade



Seguem algumas fotos da atividade:


 








Atividade de Mecânica: Resultante Centrípeta

Esta atividade foi aplicada no Colégio Pedro II, Campus de São Cristóvão III, no ano de 2018, em duas turmas de segundo ano do ensino médio. Ela foi elaborada pelos licenciandos Carolina Ferretti e Daniel Aragão, com a supervisão do professor Sandro Fernandes e com a orientação dos professores Deise Miranda e Vitorvani Soares.

A atividade está relacionada com as leis de Newton. Seu objetivo é que os alunos reconheçam a existência de uma força resultante não nula atuando sobre qualquer objeto, quando este está em movimento circular, sendo representada por um vetor cuja direção aponta para o centro da curva.

Na primeira parte da atividade temos uma força de tensão de um fio atuando sobre uma pequena esfera. Na segunda parte temos a força de atrito atuando sobre uma moeda, que está sobre um disco em rotação. Na terceira parte temos a força gravitacional, atividade na qual os alunos deviam refletir sobre as forças que atuam em nossos corpos e avaliar nosso movimento de rotação na superfície do planeta.

Consideramos a atividade de fácil elaboração cujo foco está no assunto de resultante centrípeta, mas que também trabalha conceitos importantes da cinemática, podendo ser aplicada com qualquer aluno de ensino fundamental e médio.

Roteiro da atividade


Seguem algumas fotos da atividade: